Tenho 3,5 anos de experiência como desenvolvedor, mas ainda enfrento dificuldades com arquitetura de software. Isso é normal?

Atuo como desenvolvedor há aproximadamente três anos e meio e recentemente completei seis meses como pleno na minha nova empresa. Embora esteja me saindo bem no trabalho, sinto uma grande frustração. Quando se trata de estruturar um sistema, frequentemente me sinto perdido. Consigo lidar com qualquer tarefa, não importa o quão complexa seja, mas planejar a organização do código para que fique bem estruturado ainda é um desafio para mim.

Já estudei princípios como SOLID e sou capaz de produzir um código funcional. Contudo, ao iniciar um projeto do zero, não consigo pensar em como construir uma arquitetura que seja flexível e com partes que não se interfiram muito. Enquanto possuo um entendimento teórico básico, aplicar esse conhecimento na prática continua sendo difícil.

Gostaria de saber se outros desenvolvedores com uma experiência semelhante já passaram por isso. Isso é algo comum ou estou realmente muito atrasado?

A partir de agora, pretendo direcionar meus estudos para aprimorar meu conhecimento sobre arquitetura e design de software.