Trabalho como desenvolvedor há uns 3 anos e meio. Virei pleno recentemente, uns 6 meses atrás quando mudei de empresa.
Estou me saindo bem no time atual, mas tem uma coisa que me deixa muito inseguro. Tenho muita dificuldade com arquitetura e padrões de projeto. Consigo resolver qualquer task que me passam, mesmo as mais complicadas, mas na hora de pensar na estrutura geral do sistema eu travo.
Conheço os conceitos básicos do SOLID e consigo escrever código que não está uma bagunça. O problema é quando preciso definir como organizar um projeto novo do zero. Sei que precisa ser modular e bem estruturado, mas não consigo aplicar isso direito na prática.
Queria saber se isso é esperado para alguém com meu tempo de experiência? Outros devs plenos passam por isso também? Obviamente vou focar em estudar mais sobre design de sistemas daqui pra frente.
oi, entendo bem! é bem comum sentir isso, especialmente no começo. você já teve a chance de ver um projeto greenfield? a prática ajuda muito! quais sistemas você tem trabalhado? isso pode te dar mais clareza sobre como estruturar.
Arquitetura é a parte mais difícil do desenvolvimento. Passei por isso no meu terceiro ano também. O que me ajudou foi refatorar sistemas legados antes de criar coisas do zero. Você vê na prática os problemas de uma arquitetura ruim e aprende que decisões tomar nos próximos projetos. Conversar com devs seniores sobre as escolhas que fizeram também ajuda muito - eles explicam o porquê por trás das decisões. Teoria é legal, mas ver sistemas reais funcionando (ou quebrando) te dá uma base bem mais sólida.
cara, relaxa que é super normal mesmo! eu tenho uns 4 anos e ainda me perco as vezes rs. arquitetura é uma skill que demora pra desenvolver, nao é igual resolver bug que vc ve resultado rapido. tenta pegar uns projetos opensource pra estudar como os caras estruturam, me ajudou bastante