Trabalho como desenvolvedor há cerca de 3 anos e meio. Fui promovido para pleno faz uns 6 meses na empresa atual.
Meu desempenho está bom na equipe nova, mas tem uma coisa que me deixa preocupado. Quando o assunto é arquitetura e design de sistemas, me sinto bem perdido ainda.
Consigo entregar qualquer tarefa que me passam, mesmo as mais complexas. O problema aparece quando preciso pensar na estrutura geral de um projeto. Sei escrever código organizado e aplicar conceitos como SOLID, mas se me pedirem para criar a arquitetura de um sistema from scratch, fico travado.
Tenho conhecimento teórico sobre padrões e boas práticas, mas quando vou aplicar na prática não sai como deveria. Falta essa conexão entre o que sei na teoria e como fazer funcionar de verdade.
Queria saber se outros desenvolvedores com meu tempo de experiência passam por isso também. É normal ter essa dificuldade sendo pleno? Vou focar mais em estudar arquitetura daqui pra frente, mas queria entender se estou no caminho certo pro meu nível.
Arquitetura de software é mesmo uma das habilidades mais difíceis pra desenvolvedores no nosso nível de experiência. Passei pela mesma coisa quando era pleno - sabia implementar bem, mas travava na hora de pensar o sistema inteiro. O que me ajudou foi começar a analisar projetos que já existiam na empresa, tentando entender por que certas decisões arquiteturais foram tomadas. Também passei a participar mais das discussões técnicas, mesmo sem ter certeza das respostas. Uma coisa que percebi: arquitetura se aprende muito mais na prática do que só na teoria. Comece pequeno - pegue um projeto pessoal simples e aplique os conceitos que você já conhece. A experiência vai se construindo aos poucos, na tentativa e erro. Sua preocupação mostra maturidade profissional. Muitos devs no seu nível passam por isso, mas poucos têm a autoconsciência pra reconhecer e buscar melhorar.
cara, essa ‘dificuldade’ é mais comum do que você imagina. seus colegas sêniors passaram pela mesma coisa. quando você trava, é porque não sabe por onde começar ou tem medo de errar? muitas vezes a gente se paralisa por insegurança, não por falta de conhecimento.
relaxa mano, 3 anos é pouco pra dominar arquitetura. tenho 5 anos e ainda me sinto inseguro às vezes. arquitetura vem com experiência, não adianta só teoria. pega uns projetos open source pra ver como estruturaram, ajuda muito.